quinta-feira, 18 de junho de 2009

Imagem Vetorial x Imagem Bitmap

Muitos não sabem a diferença entre uma imagem vetorial e uma imagem bitmap.
Bom, basicamente uma imagem bitmap é aquela imagem "inteira" que é formada por um mapa de bits, ou seja, capa ponto ou pixel da imagem contém uma informação de cor que juntos formam a imagem.
Uma imagem bitmap de alta resolução é sempre pesada, e não é possível aumentar a resolução da imagem sem perder qualidade, pois para aumentar a imagem ela sofre uma interpolação, (são criados novos pixels baseados nos já existentes. Os novos pixels utilizam-se das informações de cores dos pixels vizinhos e criam um meio termo entre eles).
Uma imagem interpolada não vai ficar quadriculada, mas vai ficar sem definição. São exemplos de imagens bitmap fotos e imagens baixadas da net, no formato jpg principalmente.
Agora imagem vetorial é aquela formada por formas geométricas, como linhas, pontos, circulos, poligonos e etc. Estas formas geométricas agrupadas e com o respectivo preenchimento formam a imagem. A grande vantagem das imagens vetoriais é que elas são sempre leves e estão sempre em alta qualidade, você pode aumentá-la sem pesar mais o arquivo e sem perder a resolução.
Os formatos mais utilizados de imagens vetoriais são o CDR / AI / EPS / SVG.
Eu pessoalmente gosto muito de vetor, porque acho que eles tem uma estética muito legal e te dão a possibilidade de trabalhá-lo de diversas formas criativas. Sem contar que você não fica limitado quanto a resolução e não vai pesar seu computador na hora de trabalhar com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...