terça-feira, 1 de setembro de 2009

Vermelho Bradesco








“A Marca Corporativa da Organização Bradesco incorpora elementos geométricos que dão forma ao tronco e à copa de uma árvore. Símbolo de vida, crescimento, abrigo e suporte, é o melhor modo de traduzir o inabalável relacionamento do Bradesco com os nossos Clientes, criando
elos que se renovam com o tempo. Cada elemento gráfico da nova marca tem um significado.”
http://www.bradesco.com.br/br/simbologia/index.shtm

Ainda segundo o próprio banco, cada elemento individual do logo tem simbologias distintas: os traços superiores fazem referência a circunferência e a faixa da bandeira. O ponto em que as linhas se cruzam sugere a conexão com os clientes. As barras fazem referência a clientes de todos os portes, gráficos e paisagem urbana. Todo o logo indica inovação e tecnologia.

Analisando o logo atráves das cores, em essencial o vermelho, a primeira imagem que me vêm a mente é de um palito de fósforo. O vermelho transmite calor e associado aos traços superiores dá-se a impressão de chamas de fósforo.

Em contradição ao objetivo de ser uma instituição financeira otimista quanto a economia nacional, a expressão popular “estar no vermelho” indica falta de dinheiro, ou saldo negativo.

Um fator muito positivo é o dinamismo óbvio da cor que reflete o dinamismo do banco frente a diferentes ciclos econômicos e mudanças sociais.

Outro fator é a postura do Bradesco em ser pioneira na implantação de novas tecnologias e soluções financeiras o que novamente é muito bem representado pelo vermelho, afinal, a cor é impetuosa, desbravadora e não tem medo de arriscar-se.

O Bradesco foi criado em 1943 e quando as cores institucionais foram definidas. Em plena segunda guerra mundial, a cor representava adequadamente o período.

No geral o logo apresenta bom contraste, boa aplicação e visibilidade. Mesmo o vermelho sendo uma cor forte, o preto sobressai destacando e proporcionando ótima legibilidade ao nome.

Se analisarmos o logo pelas impressões mais obvias do vermelho, a cor não faz jus ao banco, mas analisando sua história em relação a personalidade da cor percebemos nitidas correlações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...