sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Amarelo

Estava vendo a série "O Sentido das Cores" no GNT, e estava falando do amarelo. Achei muito interessante, pois me fez ver a cor de uma maneira que eu nunca havia visto antes.

Eu adoro o amarelo. Acho uma cor viva, alegre, iluminada... ela sempre me trasmite boas sensações. Na literautura que encontramos em livros e sites, o amarelo sempre é tratado como uma cor brilhante, que representa inteligência e otimismo.

Está sempre associada ao sol. Como todos sabem possui um excelente contraste com o preto. E só. Além de girassóis, estrelas e astros, não sei mais nehum exemplo ou representação da cor. Percebi que eu, assim como a maioria das pessoas, tem apenas uma noção superficial da cor amarela.

Vocês sabiam que o amarelo está intimamente relacionado a doenças e epidemias? A discriminação? Ao medo? Envelhecimento? Deteriorização?

Uma pessoa com a coloração amarelada indica doença, falta de saúde. Temos o exemplo da febre amarela. Na antiguidade bandeiras amarelas eram muito usadas nos navios e vilarejos para indicar epidemias.

Quando vamos envelhecendo nossa pela descolora e fica com tons amarelados.

Os judeus sempre foram perseguidos pela cor amarela. No século XIV eram obrigados a usar chapéus amarelos, que os distinguisse. Depois os nazistas os impuseram a usar estrelas de davi amarelas para facilitar sua identificação. Será o amarelo a cor do preconceito?

Na sinalização o amarelo é sempre utilizado para indicar atenção. Alguns animais usam a cor para representar perigo, como alguns sapos e como as abelhas.

O excentrismo também é representada pela cor, como é o exemplo de Van Gogh que tem a trajetória marcada pelo amarelo. A maioria de suas pinturas utilizava a cor amarela. A certa altura da sua vida criou a famosa "Casa Amarela", até ser internado em um hospicio. Sua última pintura foi um campo amarelo com corvos, logo após se matou com um tiro.

Na China é a cor principal que representa do poder à morte. Ao mesmo tempo que ilumina o sol sempre traz a escuridão.

Cor óbvia para dinheiro e poder, tem gosto citríco e amargo, o post-it original é da cor amarela... enfim, o amarelo é uma cor de mais significados do que imaginamos.

Eu uso amarelo na minha marca. Como disse anteriormente não conhecia alguns significados da cor, mas a função de atrair a atenção em contraste com o preto é um ponto muito forte e positivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...