sábado, 19 de dezembro de 2009

Illustrator x CorelDraw

Hoje fiz meu primeiro vetor no Illustrator. Estava acostumada a trabalhar no Corel, e por isso tenho uma enorme facilidade de fazer qualquer coisa nele.

Mas ninguém mais usa Corel. Quer dizer, praticamente nenhuma agência de design e publicidade. Então para estar adequada ao mercado preciso ter habilidade em ambos os programas.

A primeira vista o que me chamou a atenção foi a opção de alterar a opacidade do objeto. No Corel para dar transparência a um objeto utilizamos a ferramenta "transparência", mas em geral isso torna o arquivo mais pesado, e a possibilidade de dar pau no arquivo é maior. No Illustrator, não precisa ir em ferramenta nenhuma, na própria barra superior já tem o campo "opacidade" que vc altera como desejar, de forma simples e leve.

Outra diferença é que no Corel para alterar as linhas de um objeto é necessário converte-lo em curvas, e no Illustrator isso não é necessário. Embora isso não represente nenhuma dificuldade pois para converter um objeto em curvas no Corel é só clicar com o botão direito e selecionar a opção "converter em curvas".

Alias, essa é uma grande vantagem do Corel em relação ao Illustrator, praticamente tudo no corel pode ser feito clicando com o botão direito ou sobre o objeto. A vantagem é que é mais rápido e eficiente editar um objeto sem ter que perder tempo direcionando o cursor até a ferramenta desejada.

No Corel para editar as linhas/pontos de um objeto basta dar um clique duplo no mesmo, e automaticamente a ferramente muda. No Illustrator vc tem que ir no barra de ferramentas lateral e pegar a setinha ou digitar a letra "A" para a ferramenta mudar.

Essa desvantagem óbvia do Illustrator para mim apareceu quando estava vetorizando a imagem, que na edição dos pontos para transformar um ponto em curva precisava selecionar a opção na barra superior, e no Corel basta clicar com o botão direito e selecionar a opção. No Illustrator para tudo eu preciso acessar a barra superior ou pegar outra ferramenta - acrescentar ou retirar pontos, transformar em curva, transformar em reta... Parece bobeira, mas ao se trabalhar com dezenas de pontos são detalhes que fazem a diferença. No Corel eu não tiro o cursor do objeto. No Ilustrator eu tenho de tirar o cursor do objeto a cada ponto editado.

É claro que eu ainda não peguei a manha do Illustrator, mas a primeira vista acho o corel mais eficiente na edição de pontos.

Esse vetor abaixo foi o que eu fiz. Sendo o primeiro que fiz no Illustrator até que tá bom né?!

11 comentários:

  1. Ta muuuuito bom!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. amanda eu achei teu blog pelo google e ele me ajudou muito to migrando para o illustrator
    e sua dica foi ótima
    muito obrigado já add aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda. Muito bom seu blog. Estava vendo este tópico decidi deixar uma dica que vai ajudar a não ter que tirar o cursor do objecto no ilustrator. A solução está em usar os atalhos das teclas para mudar entre as diferentes ferramentas de moldagem das linhas e pontos. Se reparar em frente a cada uma na lateral tem a letra correspondente para activar. Experimente. Dá um jeitão mesmo. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda.
    Estou passando pela mesma coisa. Estou migrando do corel pro illustrator, tem coisas incriveis no Ai, mas por enquanto, para vetor, eu ainda acho o Corel mais rápido, mesmo usando os atalhos, no corel precisamos de poucas ferramentas pro vetor, o q eu acho uma grande vantagem.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, acabei caindo aqui no seu blog e li sobre essa tua migração. Migrei há alguns anos pro Illustrator e posso garantir que é infinitamente melhor que o Corel. Sobre fazer curvas na vetorização, não entendi qual é sua preferência pelo Corel. Nele você desenha as linhas retas, transforma em curvas e molda conforme o desenho. Creio que tu estejas fazendo a mesma coisa no Illustrator, mas a dica é que não precisa! Podes fazer as curvas de cara, arrastando os pontos depois de clicar. É bem mais rápido.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. o corel é um programa de preguiçoso, que ajuda para quem nao quer fazer as coisas da maneira correta, qdo vejo esse tipo de opiniões , me vejo na agencia qdo tive que fazer um folheto com fundo desenhado, ilustração aplicada e muito texto, usei a integração dos 3 programas adobe . ilustrei o fundo no Ai, tratei a imagem no PS, e montei tudo no InD , o cliente me retornou com uma primeira alteração de fundo, entrei no AI, e alterei, a ilustração, logo ele me pediu para aplicar um pouco mais de vermelho nas imagens utilizadas, apliquei o corretor no PS ... e qdo eu fui abrir o arquivo de indesign para gerar o PDF , uma magica ! tudo foi corretamente alterado !! se fosse no corel ... fora os undos e paus , constantes que o Corel dá... nao que as outras ferramentas nunca dem pau ... mas o corel vc tem um ou dois grandes paus por dia. fora o que os arquivos toscos fazem sozinhos... uma vez tinha um arquivo que foi salvo sem um parte do documento, em um horario que nao tinha ninguem naquela maquina .... o corel segue a teoria do pato ... o pato voa ? voa... voa bem ? não ! o pato canta não canta? canta bem ??? não .. o pato nada .... nada bem ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que viagem isso do pato...

      Excluir
    2. Engraçado... a velha teoria do "Corel dá Muito Pau". Trabalho com arquivos pesados, cheio de efeito (no corel) e não trava, não dá pau. Fecho arquivos nele para impressão, vetorizo, enfim, faço quase tudo nele. Obs.: Minha máquina não tem nem placa de vídeo. Agora em Fevereiro completam 16 anos que trabalho com ele e nunca me deixou na mão, por isso nem penso em acompanhar a "moda do illustrator".

      Excluir
    3. Uma coisa pra mim é fato: Illustrator a qualidade final e os efeitos são incríveis, e a integração com outros programas da Adobe fazem valer a pena aprende-lo. Porém, a forma de vetorização e a velocidade dos atalhos fazem do Corel extremamente rápido pra se trabalhar. Bom mesmo seria aprender os 2, pois cada um apresenta vantagens e desvantagens!

      Excluir
  7. Depois que o profissional aprende como o illustrator funciona mesmo, utilizando e criando atalhos, fica muito mais fácil de se trabalhar com vetores. Ele dá um acabamento muito mais superior que o Corel. Só devem opinar, aqueles que realmente aprenderam e dominam os dois softwares. Aí sim vão dizer o que vale apena!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...