segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Significado das formas geomêtricas

O quadrado é uma forma rica em arestas, pode ser associado ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e da neutralidade. Por sua figura angulosa e contrastante é a forma mais ligada ao mundo tridimensional, ao plano objetivo. O quadrado agrega significados como firmeza, organização, solidez, sobriedade, repouso, passividade, estrutura, estabilidade, ordem, etc. O quadrado associa-se ao pensamento cartesiano, analítico. Indica frieza, precisão, cálculo, perfeição matemática.

O círculo, sempre foi considerado, em todas as épocas, como o símbolo da totalidade original do Universo. Mas não apenas a totalidade universal, como também todos os atributos que acompanham o todo ou o absoluto, como a perfeição, o infinito, o ilimitado, o atemporal, o inespacial, a completude, a inteireza, etc. O círculo é uma das figuras geométricas principais, que contém rico simbolismo, assim como é o ponto.

O triângulo é uma figura geométrica, fundamentado em uma base sólida, que significa crescimento em direção a um objetivo. O triângulo eqüilátero simboliza divindade, harmonia e Proporção. Platão classificava o triangulo retângulo como a representação da terra. O triângulo de vértice para cima simboliza o Fogo que é o símbolo da sexualidade masculina, invertido representa a Água, e sexualidade feminina.

Fonte: Simbolismo do Quadrado - por Hugo Lapa
Simbolismo do Círculo - por Hugo Lapa
Simbologia do Triângulo - por Ordem Aleph
Simbologia do logotipo - por Hinshitsu Consultoria e Treinamento





5 comentários:

  1. Interessante! Parabéns Amanda... Veja meu blog também thiagolyra.blog.com

    ResponderExcluir
  2. nao so isso mais como o paralelepipedo o petagondo

    ResponderExcluir
  3. Amandita, dá uma olhada no nosso site...
    www.pilartes.com.br
    Queria mudar nossa logo. Você faria? Beijo maninha!
    Manu

    ResponderExcluir
  4. gostei achei o q qeria!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...