quinta-feira, 8 de abril de 2010

NÃO!!!

Você sabe dizer não? Quando algum vendedor te liga oferecendo algo, o que vc diz? Você dá um não de cara ou dá uma enrolada para ser mais simpático?

Se você é dos que enrola para não ser chato, você é o culpado pela sua própria chateação e dos outros.

Porque será que vendedores de telemarketing insistem em ligar, mesmo quando achamos que damos a entender que não queremos? Porque o que ficou subentendido não foi dito. Aquela simples palavrinha de 3 letras: NÃO!

Falar um não claro e sonoro simplifica a nossa vida e a dos outros.

Uma amiga foi a uma loja fazer um orçamento. Algumas semanas depois o vendedor ligou perguntando se ia fazer o serviço, ela disse que estava pensando ainda. Ele ligou de novo, ela falou que estava ocupada e pediu para ligar depois. Ele obviamente ligou e ela já estressada disse que ia fazer só daqui alguns meses. Ela não vai fazer o serviço, e não aguenta mais o cara ligando, então porque não disse de principio: "Eu não vou fazer"?! (Quando passar esses meses ele liga de novo para saber! rs)

Agora, porque o vendedor continuou ligando? Pq ele é chato? Não. Ele ligou porque a cliente disse estar pensando, pediu para ligar depois e etc. Enquanto ela não disser o NÃO isso vai continuar como pendência para a loja e o vendedor vai continuar ligando. O NÃO acaba com a pendência e elimina o nome dela da lista de ligações.

Isso já aconteceu comigo uma vez. E me gerou um imenso stress. Só que eu estava na posição contrária. Estava em contato com uma possivel cliente, esta marcou uma reunião comigo. Fui ao local e ela simplesmente não apareceu. Liguei perguntando o que aconteceu se ela queria agendar de novo e ela agendou. Me deu o cano mais duas vezes consecutivas. Após o segundo cano eu liguei para ela que no cúmulo do stress soltou os cachorros para cima de mim, faltando com o respeito diversas vezes. Segunda ela eu deveria ter percebido que não queria me receber.

Agora eu lhes pergunto: Porque logo de cara ela não disse: "Não!!!". Queria ser educada, mas sua educação a fez me enrolar, fazendo perder meu tempo, e faltando com o respeito. Marcar reunião definitivamente não é dizer não.

Uma coisa todos temos de refletir antes de enrolar alguém: Se vc disser liga depois, a pessoa vai ligar. Se vc marcar reunião, a pessoa vai. Se vc disser estou pensando a pessoa vai querer saber se vc já pensou. A questão é que só o NÃO elimina a pendência e corta essa linha.

Claro que vc não pode faltar com a educação, mas existem horas que se deve ser curto e grosso: NÃO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...