domingo, 2 de maio de 2010

Desenhando no Illustrator

Para quem quer aprender ou está com dificuldade de desenhar no Illustrator, ai vão algumas dicas:

Primeiramente certifique-se (na barra superior) que a linha está com uma cor visível e o preenchimento está em branco ou nenhuma (none).














Com a caneta (pen tool), vc começa a desenhar. Cada vez que vc clica forma-se um nó e entre os nós vão formando-se as linhas.















De um ponto para outro a linha formada é sempre reta. Se vc quiser já ir dando forma ao desenho, deixando as linhas curvas, basta fazer o seguinte:

Após criar o primeiro nó, que é de onde vai sair a linha, vc clica para criar o segundo, mas não solta o mouse, continua apertando. Então irão aparecer as linhas de angulação. Vc ainda não deve soltar, com o mouse apertado vc vai mexendo a linha até obter a curva que desejada. Agora vc solta.



















Para continuar o desenho vc clica novamente sobre o último ponto, e repete o processo: cria o segundo ponto, mantém apertado enquanto dá forma a linha, clica sobre o último ponto, cria o segundo ponto... e por ai vai até finalizar.

A idéia é fazer um desenho continuo, sem ter que ficar mudando de ferramenta.

Preste atenção que, se vc não clicar sobre o útimo ponto criado, sua próxima linha automaticamente vai sair com barriga, e geralmente torta, o que vai complicar o seu desenho. Quando vc clica sobre o último ponto é como se vc o finaliza-se, então quando vc cria o novo ponto, a linha formada é reta, o que te dá maior facilidade de fazer a curva que desejada sem afetar as linha anteriores.













Todos os pontos e linhas interferem um nos outros, a não ser que sejam formados um ponto em cima do outro como sugiro acima.

Se o seu desenho se fechar voltando ao começo, ao clicar sobre ele aparecerá um circulo, que indica o ponto inicial. Ao clicar sobre ele finaliza-se o desenho. Qualquer outro clique iniciará um novo desenho.




















No caso do seu desenho não se fechar, for uma linha aberta, para des-selecioná-lo (essa palavra existe?rs), ao invéz de clicar na setinha (selection tool) basta digitar: ctrl+shift+a.

Este é o básico. Agora treinar, pois só com a prática pega-se o jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...