segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Clientes Sanguessuga

Se existe um tipo de cliente que me irrita profundamente são os sanguessuga.

Existem dois tipos de cliente sanguessuga: O amigo e o negociador.

O amigo é aquele que te pede para fazer alguma coisa chora o preço, fala que tá caro, e depois desiste de fazer. Porque na verdade ele não te vê como profissional, seja amigo ou colega, ele quer é que vc faça de graça, ou cobre só o preço de custo.

Mas se é assim pq ele não é direto? "Fulano, preciso fazer tal coisa, mas só posso pagar x. Você faz?". Simples, e não nos faz perder tempo. Se estamos com tempo livre e bem dispostos falamos, blz, faço sim, caso contrário dizemos, "desculpe, o minimo que eu consigo fazer é x. Não dá".

Outro cliente sanguessuga é o negociador. Se ele puder leva até sua alma! Vc passa o valor x e ele quer que vc faça a menos da metade! Você se vira em 10 fazendo contas, pensando em maneiras de aproveitar melhor o papel, economizar custos, reduz seu lucro ao minimo, e ai pq acha que vale a pena faz um mega iper desconto. Mas isso não basta, ele tb quer parcelar, pagar em 30 dias...

Difícil... ambos...

Mas meu conselho é: por mais que queiramos ajudar ou pegar tal serviço, temos que criar um limite de até onde podemos ir para não chegarmos no prejuizo. Prejuizo não só de dinheiro, mas também de tempo.

E para os negociadores fiquem alerta, infelizmente que mais chora no preço, é quem menos fecha o serviço. Cuidado para não ficar na mão do cliente, se vc já cedeu, de um tempo e seja firme. Vc não está desesperado por serviço (e mesmo se estiver não demonstre!). Se ele quizer mesmo fazer o serviço vai fechar, e se não fechar não desanime, a dor de cabeça que você teria não ia valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...