sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Everything Old Is New Again

Além de título de música, a expressão "Everything Old Is New Again" representa uma tendência cada vez mais forte no mundo da moda, arte e design.

Partindo do principio que "nada se cria, tudo se copia" ou "nada se perde, tudo se trasforma", não é de hoje que pegamos características passadas e as transformamos em novidades do momento.

Um estilo típico é o Vintage (que eu adoro). Pela definição do Wikipédia, "Moda vintage é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 20,30,40,50 e 60."
O legal deste estilo é que a possibilidade de criar e brincar é muito grande. Vc pode pegar quaisquer caracteristicas, combinado ou não e misturá-las em um layout ou ilustração única.
Vemos muito vintage na moda, muitas mulheres aderiram a este estilo, que reflete uma peculiaridade tipica de cada uma delas.
Na decoração, misturar móveis e quadros retrô a uma decoração moderna, ou apenas um elemento vintage central, dá charme a qualquer ambiente.
Na propaganda, ele é usado em peças geralemte destinadas a mulheres, é mais difícil encontar uma peça publicitária vintage voltada ao público masculino.
O scrapbook é totalmente vintage.





















Outro estilo antigo que voltou a agradar ao gosto de homens e mulheres é a pop art.
Agora elas fazem parte de tudo, propaganda, livros, referências na televisão, catálogos de moda...
As imagens coloridas, montagens, recortes, mistura de quadrinhos, onomatopeias e personalidades são seus elementos principais.
O Romero Britto usa bem o colorido da pop art em suas obras (não que eu goste dele...)
O artista plástico Lobo só faz quadros e ilustrações no estilo pop art.
E assim como eles muitos outros artistas, revistas e produtos usam esse estilo.






















Bem marcante também são as pin-ups, que voltam a ser fonte de desejo dos homens e inspiração para as mulheres. São muitos os editorias de moda que usam as pin-ups como tema.
O portal Terra fez uma vez um concurso de uma musa pin-up.
















E claro que as referências antigas não param por ai. Certos clássicos como Metropolis de Fritz Lang, a Hollywood dos anos 20, e até mesmo os padrões de beleza e estética gregos e romanos ocasionalmente voltam as graças do público e dos artistas.
















No design as formas suaves e arredondadas, o estilo rebuscado do art noveau... tudo continua na moda.



















Inclusive algumas marcas aderiram, como foi o caso da Coca-Cola, que depois de fantasiar suas garrafas com elementos diversos, voltou a deixar o rótulo clean, clássico.
E a Nestlé com suas diversas latas comemorativas que resgatam propagandas antigas...

Enfim, o saudosismo e a moda retrô é eterna, porque o que é bonito vai continuar a ser para sempre.

Um comentário:

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