segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Corel x Illustrator - Vencedor do 1º Round: Corel














Me desculpem os amantes da Adobe, e os usúarios do Illustrator, mas se houvesse uma disputa entre o Illustrator e o Corel, no quesito praticidade o CorelDraw ganha disparado.

Praticamente 100% das agências de publicidade usam somente o Illustrator, e tem uma incrível birra do Corel.

Já as gráficas e empresas de impressão digital usam somente o CorelDraw.

Porque será?

Alguns proprietários de agências com os quais já conversei dizem que aos poucos estão educando seus clientes e parceiros a usar o Illustrator. Sinto muito, mas onde as agências leram que o certo é usar o Illustrator? A sensação que dá é que Corel é um programa ultrapassado, com poucos recursos, mas quem mexe no Corel sabe que não é bem assim.

Eu comecei a usar Illustrator justamente para conhecer a ferramenta e para sanar a curiosidade, "pq o illustrator é melhor que o corel?"

Mas descobri que nenhum programa é melhor que o outro. O Illustrator, como o nome já diz é para ilustrar, para vetores. Já o corel é um programa super prático, e com inúmeras facilidades na finalização do arquivo para impressão. Por isso as gráficas e impressão digital usam o corel.

Neste quesito praticidade, o Corel faz coisas que o Illustrator não faz:

- Ter mais de uma página no documento. Para manuais da marca ou outros. No Illustrator é preciso criar um documento para cada página.
E no Corel, além de ter várias páginas em um documento, cada página pode ter uma configuração de tamanho diferente. Então se você vai fazer por exemplo, cartão de visita, timbrado e marcador de página de uma determinada empresa, pode fazer todos em um único documento, cada qual com seu tamanho especifico.

- Opções de impressão. Se você tem um elemento pequeno e quer repeti-lo na página toda, como uma etiqueta, ou cartão de visita, você não precisa fazer isso manualmente. Simplesmente configure o documento para o tamanho do elemento e na hora de imprimir você pode automaticamente multiplicar na folha, colocar marca de corte, espelhar se for fazer algum vegetal...

- E a última grande vantagem do Corel em relação ao Illustrator são as ferramentas de cortar ou soldar formas: Soldas, Aparar, Interseção, Simplificar...
Por exemplo, se você tem um vetor qualquer, e quer aplicá-lo dentro de um quadrado, de modo que a imagem fique sangrando, mas cortando a parte que ficou pra fora do quadrado. Como você faz isso no Illustrator? De modo rápido eu sinceramente não sei, mas no corel basta selecionar os dois elementos (vetor+quadrado) e clicar na ferramenta Interseção. Ele automaticamente corta as bordas que sobraram.

Atualmente eu uso os dois programas, pois cada trabalho tem uma necessidade especifica, e ai alguns são mais indicados fazer no Corel e outros no Illustrator.

O que não dá é para ficar subjulgando o Corel, porque no fundo é pura preguiça de sair de sua zona de conforto e aprender a usar outro programa.

41 comentários:

  1. Olá Amanda!

    Esse debate sobre as duas ferramentas dá o que falar. Vamos lá, primeiramente quero deixar aqui minha opinião. Trabalhei durante muito tempo com o Corel e agora que estou me adaptando com o Abode Illustrator.

    Nesse pouco tempo de uso do AI cheguei a conclusão que ele é muito mais burocrático do que o Corel em alguns aspectos, em outros ele é mais prático. Vou dar um exemplo simples: no corel, para você selecionar vários vetores com o mesmo preenchimento qualquer no documento você tem que percorrer vários menus, várias opções ou marcar um a um, imagina fazer isso numa ilustra complexa. Já no AI você apenas seleciona a ferramenta "Magic Wand Tool" e conseguirá selecionar todo vetor com o apenas um clique. Há tarefas que o Corel é mais prático e há outras coisas que o AI é mais prático, é uma questão de adaptação e também o que o profissional trabalha. O esquema de layers no AI para organizar a ilustração, como no Photoshop é ótimo para uma ilustração com várias camadas, coisa que o Corel não tem, pelo menos até a versão X4, foi a última que utilizei. Você disse no post que o AI não tem várias páginas em um único documento, mas isso não é verdade, se eu não me engano, a partir da versão CS3 ele já disponibiliza este recurso. Em relação às ferramentas de soldar, aparar, interseção, etc funcionam bem no AI, exceto interseção, confesso que interseção no AI dá mais trabalho do que no Corel.

    Outra coisa que percebi no AI é o tratamento das cores, achei mais fiés do que no corel, quando você exporta em JPEG ou em PDF. Exportar uma arte no Corel em formato JPEG muda um pouco as cores. Outro detalhe importante é a integração do AI com o Photoshop e outras ferramentas da Adobe, o trabalho fica muito mais rápido. Você trata uma imagem no PS que já muda no documento do AI e vice-versa. Antes de iniciar um documento você já defini a finalidade deste, se vai ser web, impresso, RGB ou CMYK. Você tem a ferramenta de cortes (slice tool) para sites no AI, Corel não tem. Você tem recursos do Photoshop no AI.

    Em suma, estou me adaptando melhor ao AI, trabalhei muito com o Corel, ainda o utilizo para coisas rápidas, não irei julgá-lo como uma ferramenta ruim, pois não é e eu acho que independe do software para aquele que tem boas ideias, um bom trabalho, etc. Mas fico com o AI. Corel buga, trava, os arquivos são pesados, mesmo você otimizando imagens e vetores, leva uma hora para abrir um arquivo, corrompe arquivos. Ainda não tive estes problemas com o AI.

    Na hora de fechar o arquivo mando em PDF, com marca de corte, sangramento, etc independente da gráfica trabalhar com Corel ou Illustrator.


    Obrigado pelo espaço!


    Raphael Faria

    ResponderExcluir
  2. quem ai vai me ensinar a corta soldar aparar no Ai ? estou procurando e não encontro ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. CTRL+SHIFT+F9, apresentará a ferramenta PATHFINDER

      Excluir
  3. Raphael, tudo bem?

    Concordo com você sobre o fato de que cada trabalho tem suas características específicas e por isso alguns podem ser melhor executados alguns no AI outros no Corel, e que isso depende principalmente da adaptação de cada profissional.

    Mas sobre ter mais páginas em um documento, tenho o AI CS3 e não tem essa opção, não que eu tenha encontrado.

    Soldar e aparar também desconheço essa ferramenta no AI.

    Se você tiver essas dicas, manda para a gente. O "Igu" também está com dúvida em soldar e aparar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, você afirma no conteúdo do blog que o AI não permite ter várias páginas, ou se quer modificar o tamanho das páginas.

      SHIFT+O - abrirá a ferramenta PRANCHETA, nela você poderá criar várias páginas dentro do mesmo documento, ou modificar o tamanho de cada uma.

      Estou respondendo 4 anos depois, espero que você tenha aprendido a utilizar o AI.

      E minha opnião sobre o seu artigo é que:

      O AI é bem melhor tanto no visual quanto na parte de criações em relação ao corel.

      Excluir
  4. Para soldar, aparar, cortar etc, no illustrator, vá em Window>Pathfinder. Simples, aparece os mesmos ícones que tem no corel. Desculpem os amantes do Corel, é um excelente programa porém o Illustrator é bem mais poderoso. Uso os dois e sei o que digo.

    ResponderExcluir
  5. Romano, obrigada pela dica. Concordo que o Illustrator é um programa com mais recursos e que te possibilita fazer um trabalho bem mais complexo de forma leve. Já o Corel é um programa onde tudo é muito simples, por isso existem trabalhos que são mais fáceis de fazer nele.
    Assim como você eu também uso os dois programas, mas ainda estou pegando os macetes do Illustrator.

    ResponderExcluir
  6. Cezar Lima

    Boa noite galera!! E amigo!! você só falou as funções e a praticidade do corel e o illustrator, olha vou te dizer uma coisa, mas pelo menos o illustartor não tem erros quanto o tem o corel, porque tou pra ver um programinha pra dar erro igual a o corel, nada contra a ele, mas ele e um programa de cumulo de Bugs. Em quanto os programas da Adobe raramente da um.

    ResponderExcluir
  7. O Corel é e sempre será inferior ao Ai.

    ResponderExcluir
  8. ei jumenta
    eu duvido vc fazer uma coisa melhor do que eu no corel comigo no illustrator
    corel é um lixo

    ResponderExcluir
  9. Brother, tu é um japonezinho muito do retardado mesmo... a gata só levantou um assunto, deu a opinião dela e as pessoas comentam concordando ou não... agora se tu não sabe conviver com pessoas e conversar decentemente, é melhor nem falar nada mesmo... tomara q passe o resto da vida no fundo de uma gráfica... e te liga: se vc não melhorar esse teu jeito, vai morrer virgem... não vai comer ninguém...

    Julio

    ResponderExcluir
  10. Pedrada de quem não sabe do que está falando detected! Concordo plenamente com a opinião de Raphael Faria.
    Querida Amanda, antes de difundir a sua pífia opinião infundada, certifique-se de que SABE do que está falando. Faz bem pra SUA inteligência e pra paciência dos outros.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você redpassos,
      Amanda, você mal conhece o programa e já vai fazendo comparações sem o menor sentido?? Dica: aprenda primeiro, fale depois! Ou você vai passar vergonha dando uma de especialista! Aliás, dei altas risadas com esse seu texto aí.

      Excluir
  11. Eu não sei absolutamente nada de Illustrator, aprendi a usar o Corel sozinho, desde o Corel 4. Ou seja, acompanho o programa a 11 edições. E todas as coisas que o Raphael falou que o Corel não faz, também é mero desconhecimento. O Corel faz. E personaliza sua paleta de cores a depender do tipo de impressora e monitor que você está usando, então se não há fidelidade no resultado é uma mera questão de configuração (que poderia ser mais simples, é verdade)

    A única coisa que me parece que não tem do que ele disse é a Slice Tool pra web, mas aí eu teria que saber exatamente como é, no AI, porque pelo texto, não entendi.

    E o Corel oferece layers, também, se você preferir tabalhar assim.

    A maioria das pessoas que eu conheço preferem o AI, e devem estar certas, mas criticam o Corel sem saber do que estão falando.

    O meu Corel, no meu uso, trava muito pouco. Mas quando trava, há uma cópia de segurança pra me salvar, coisa que até onde eu sei, Adobe não faz.

    ResponderExcluir
  12. Entrei no Blog agora e me interessei em dar minha opinião:
    Fico com o AI, pois tem muito mais recursos e muito mais facilidade de trabalhar e muito mais poderoso. Discordo de vc Amanda, quando disse o Corel é mais simples...eu não acho!! Aprofunda no Illustrator e verá q ele é bem melhor!

    ResponderExcluir
  13. Só para constar: "CorelxIllustrator - vencedor do 2 round: Illustrator" http://abrasil-designgrafico.blogspot.com/2011/01/corel-x-illustrator-vencedor-do-2-round.html

    ResponderExcluir
  14. A questão é simples, o Corel em um faz tudo em 1, e acaba não sendo bom em nada, programa caseiro. Se algum dia for trabalhar como designer grafico nos EUA e falar que usa o Corel não conseguirá emprego. Os programas da Adobe são bemm específicos, por exemplo o Indesign é o programa feito para paginação, Illustrator para vetores, Photoshop para manipulação de fotos e efeitos, são programas profissionais quando usados em conjunto formam uma ferramenta muito poderosa, que só alguns mais profissionais conhecem.

    ResponderExcluir
  15. Algum dos colegas amantes do Corel Draw que estão se adaptando ao Illustrator conhecem a ferramenta Pathfinder? Nela você corta, solta, e faz todas essas opções que o Corel faz nesse sentido. Bom trabalhei 1 ano e meio com Corel, e agora estou a 2 trabalhando com Illustrator, em todos esses 2 anos não tive nenhum problema com arquivo corrompido ou com arquivo lento para abrir, nem com a minha máquina travando por conta de um software pesado. Com o Corel Draw tive todos esses problemas, tem algumas coisas que sinto saudade do Corel e que não tem no Illustrator que é a multiplicação do arquivo na hora de imprimir e as marcas de corte automáticas, e os atalhos no teclado para alinhamento. Fora isto, não troco meu Illustrator CS5 por Corel X5 nenhum...

    ResponderExcluir
  16. O ideal é saber ambos programas e julgar qual serviço se encaixa melhor em um ou no outro. Essa guerra entre Corel e Illustrator já me cansou.

    ResponderExcluir
  17. Ola sou iniciante no ramo e inicei-me no Illustrator. Para mim a Maior vantagem do Illustrator com relação ao Corel é a portabilidade com o Photoshop, que o Corel nao tem. Apenas por esse motivo prefiro o Illustrator.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. bom mais o Corel e pesado trava demais

    ResponderExcluir
  19. o corel tem um gerenciador de objetos idêntico ao do illustrator; da para gerenciar todas as camadas separadamente e ainda vc pode optar por visualisar camadas ou não, além de poder tambem travar camadas.

    pra mim CDR=AI e AI=CDR

    Faço as mesmas coisas em ambos

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente parabéns Amanda por compartilhar suas experiências e conhecimentos no blog. Suas dicas são muito úteis para quem está começando no Illustrator como eu.

    Já trabalhei com Illustrator anteriormente, e, comparando com o Corel, defino o programa da Adobe em uma palavra: "Burocrático".

    Mas como você disse o mercado de agências exige o Illustrator, e agora novamente estou tendo que me adaptar a ele.

    As duas únicas vantagens que eu vi até hoje no Illustrator são:

    1) A fidelidade das cores. Nisso o Corel apanha mesmo.
    2) Maior integração com Photoshop e outros Adobes.

    De resto ficaria com o Corel. Se pudesse.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá a todos.

    Meu nome é Juan e eu entrei nesse blog por acaso e me senti atraído pela chamada: "Corel Draw vs Illustrator" onde declarava o Corel Draw como vencedor do primeiro Round.
    Li a resenha da dona do blog (bem infundada SIM, na minha humilde opinião) e acabei me deparando com os comentários do resto da galera.
    Como usuário prático do Corel há 5 anos e profissional há 2, totalizando 7 anos de uso do programa, e, um recém adepto do Illustrator (2 anos de uso), sou obrigado a concordar com os amantes do Corel.

    Embora eu prefira o Illustrator pois, como foi dito acima, não tem tantos bugs como seu adversário Corel, este último vence em praticidade.
    Sou Designer Gráfico e trabalho numa gráfica no interior de Minas Gerais e no interior, quem reina é o Corel, principalmente nas gráficas. Posso afirmar com propriedade que o Corel , de fato, é mais prático para se trabalhar. Em gráficas o tempo é preciosíssimo, recebemos inúmeros arquivos diariamente e precisamos alterá-los e reeditá-los em prazos muito injustos e com o Corel, numa curiosa analogia, conseguimos "atravessar a rua em linha reta para chegar ao outro lado" enquanto que com o Illustrator "devemos dar a volta no quarteirão" para chegarmos ao mesmo ponto.

    Por outro lado, ao usar tanto o Corel, pude descobrir, da pior maneira possível devo acrescentar, que Cezar Lima está coberto de razão.
    Aqui na gráfica devemos trabalhar com a atenção redobrada ao fechar arquivos para impressão ou mesmo criar uma arte bem elaborada.
    No primeiro caso, dentre inúmeros bugs presenciados por mim em apenas um ano de trabalho, ao fechar um determinado arquivo que seria uma mini revista, descobrimos, infelizmente depois de centenas já impressas, que o Corel teria corrompido algumas fotos e "duplicado" algumas páginas por conta própria. Coisa que não havia acontecido no arquivo original.
    Em artes mais elaboradas, seja com excesso de efeitos ou vetores ou imagens, o Corel chega ao ponto de fechar sozinho, sem apresentar opção de salvar, isso quando o arquivo não é corrompido quase ao término do projeto e te obriga a recomeçar seu trabalho do zero. Recentemente descobrimos que ele também não aceita "copiar e colar", travando o processo por mais de 15 minutos antes de concluir o comando.
    Devo acrescentar que trabalho num PC de processador i5 e 4GB de memória, portanto, problemas de configuração na máquina estão descartados, creio eu.

    Eu poderia me estender por muuuuuuitas linhas e tenho certeza de que acabaria me esquecendo de algum bug do Corel.

    Mas para concluir, eu fico com os fãs do Illustrator e só utilizo o Corel, somente devido ao meu trabalho mas assim que eu adquirir conhecimento o suficiente (conseguir executar as mesmas coisas e resolver os mesmos problemas que resolvo no Corel porém utilizando o Illustrator) concluo minha transição de software (inclusive já instalei o Illustrator na gráfica).

    Espero poder participar de outras discussões; ser ajudado quando preciso e também ajudar quando necessário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Ah, o Corel DRAW... (favor corrigir seu marcador que está como Corel Draw"n").

    Brasileiros utilizam esse programa porque fica barato para as gráficas e estamparias ao adquirir o programa original. Outro motivo é a simplicidade dele, já que brasileiros são semi-macacos e não conseguem compreender as ferramentas do Illustrator.

    Illustrator, assim como qualquer programa da suíte da Adobe, trabalha em conjunto. Ou seja, vc pode transferir um vetor feito em Illustrator para o Flash e Photoshop sem problemas, diminuindo o tamanho do arquivo sem alterar a qualidade.

    Eu trabalho com web-design, revistas e livros em uma empresa de grande porte. Ou seja, trabalho com impresso e web. Não venham com "mimimi" dizendo que um é melhor que o outro em alguns aspectos pra impresso e blablablá pra web. Além dos pseudo designers que pagam pau pra Illustrator mas usam Corel dizendo que ele tem bugs...

    Não estou defendendo o programa, mas já compraram o Corel original? O meu nunca deu problema.

    Aqui trabalho com plataforma Mac, ou seja, Corel jamais. Trabalho com várias gráficas de qualidade e nunca mandei nada em Corel.
    Quando mandava para gráficas lixo de pequeno porte, precisava salvar as merdas dos arquivos em Corel na maldita versão que eles usavam... 11, 12, X3. Cada um era uma putaria e problemas como esse só atrasavam a produção.

    Já trabalhei 3 anos no exterior e Corel é coisa de brasileiro. Nos EUA até uma criança de 10 anos consegue ser mais inteligente que um brasileiro adulto e utilizar o Illustrator. Haha é engraçado, mas é a realidade.

    Vocês aqui vivem num país socialista com influência comunista e a cultura lixo brasileira os obrigam a usar programas de baixo custo. A lavagem cerebral e o consumo excessivo de fluor foi tão grande que vocês ficaram burrinhos. Não conseguem usar o Illustrator e gostam de sofrer jogando vetor pro Photoshop em JPG deixando em baixa qualidade e arquivos monstruosos.

    O que vocês useless definem "BUROCRATICO" eu chamo de burrice.

    Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "até uma criança de 10 anos consegue ser mais inteligente que um brasileiro adulto" falou o colonizado ignorante.

      Excluir
  23. Quem disse que precisa criar um documento novo para cada página no Illustrator??? É só apertar Shift+O e criar uma página nova onde você quiser...

    ResponderExcluir
  24. O que eu mais gosto nos comentários é a educação das pessoas.

    Respeito todas as opiniões, por isso não apago nenhuma.

    Só lembro a todos que essa é minha opinião sobre o assunto, não sou especialista e ninguém precisa concordar.

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Sou Publicitário por formação e designer e em meu portfólio estão empresas como Itaú, Unimed, EMS, UNIPAC, Motos FYM, Maxxis, Arcor, CNA, Continetal Pneus, Amanhágua, e muitas outras.
    Uma pessoa tem uma ECOESPORT com GPS, AR, RASTREADOR, MILHA e quando coloca no barro é ultrapassada por um fusquinha tração traseira! Ilário,mas o mercado é cheio de obstáculos e exige eficiência,e estéticas à parte, o mais simples cumpriu a função de maneira descomplicada! Agora, na hora de dar uma volta na cidade, claro que é mais bonito chegar de ECO, assim como alguns designers acham mais bonito baterem no peito e falarem que usam Illustrator e MAC, mas na hora do "se vira que é pra daqui 1 minuto" a situação pode ser diferente.

    Já vi muito profissional usando MAC e Illustrator fazendo grandes fiascos, assim como pessoas utilizando Corel e PC fazerem projetos pior que rabisco no Paint!

    Agora ao anônimo aí de cima. Nossos campos são de terra, nossas crianças jogam descalças e nem por isso os jogadores americanos que jogam em quadras super modernas com um nike no pé nos superam no SOCCER!

    Mas concordo quando você fala o seguinte que "Nos EUA até uma criança de 10 anos consegue ser mais inteligente que um brasileiro adulto", pois com certeza foi uma delas que tirou seu emprego e fez com que você voltasse do exterior depois de 3 anos de trabalho para brigar por uma fatia desse mercado cheio de pseudo designers como você mesmo disse.

    Bom galera, parabéns aos excelentes profissionais que levam a vida no Illustrator assim como os que levam a vida com o Corel! O que vale é trabalhar com honestidade, qualidade e atender o cliente dentro do prazo, o resto é competição desnecessária.

    Para o meu trabalho o Corel é melhor, mas com certeza tem situações e profissionais que não ficariam satisfeitos com o Corel e com razão!

    Parabéns Amanda!Sucesso...







    Quanto ao comentário do amigão anônimo aí de cima,



    O dono da atual empresa para a qual minha empresa presta serviço trabalhava com um excelente designer que tinha um MAC e só trampava com Illustrator e sem dúvidas fazia coisas maravilhosas. Porém o cara atendia poucos clientes no dia e quando fiquei sabendo o que ele precisava fazer para desenvolver, simular e aplicar o layout em nosso template fiquei abismado.

    Simplesmente quebrei a cabeça no meu bom e velho Corel e transformei um processo que ele demorava horas para fazer em 30 segundos (sem contar a arte é claro). Nessa briga, Corel 10 vs Illustrator 1,5. Querem saber como é? Não conto nem pra minha mãe, e se um dia alguém quiser comprar, não vai ser barato!

    Graças a Deus meus trabalhos seguem alto padrão de qualidade e atendem meus clientes com muita satisfação e eficiência, e até o momento não senti necessidade de outro programa.

    ResponderExcluir
  26. sinceramente, todos esses comentário desses animais que se julgam designers esta bem para discussão de quinta categoria, falta de educação total - concordo com tiago gouveia, ambos tem suas peculiaridades, depende do trabalho, assim e com a analie da amanda | como o ilustrator o corel também vem em uma suite de programas. QUANTO A INFELICIDADE DO COMENTARIO REFERENTE A QUESTÃO DE FIDELIDADE DE CORES,VOU TE EXPLICAR UMA COISA SIMPLES E QUE PROVA A FALTA DE PREPARO DE TODOS ESSES ORDINÁRIOS QUE SE ACHAM SUPERIORES E NO FUNDO NÃO PASSAM DE FILINHO DE PAPAI SEM TALENTO NENHUM; GUARDE PRA VIDA TOGASHI MONITOR RADIA LUZ, IMPRESSÃO ABSORVE LUZ, MONITOR TRABALHA EM SISTEMA RGB QUE SÃO CORES PRIMÁRIAS, IMPRESSÃO EM CMYK - CORES SECUNDÁRIAS | E MAIS, TEM QUE TER HABILIDADE E CONHECIMENTO PARA CALIBRAR O MONITOR...
    AMBOS OS PROGRAMAS PRECISA DE TALENTO, E TE GARANTO QUE EU TE DOU UM PAU USANDO O PAINT

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é José e vou dizer uma coisa...aprendi a mecher sozinho no corel quanto eu tinha 9 anos....coreldraw x11 rsrsrs...hoje tenho 19 e vo falar...não tem coisa q eu não saiba fazer....estou aprendendo a mecher no illustrator não para competição, modismo, mas sim para ampliar meus conhecimentos na área....o que o amigo greg disse é certo....cores tem que ter habilidade e conhecimento....faço das palavras de tiago gouveia as minhas!

    ResponderExcluir
  28. O que falta no Ilustrator:

    1. Na hora de exportar um pdf o corel, converter o texto em curvas e as imagens que estão em RGB passsam para CMYK.

    2. Na hora de imprimir cartão de visita, eu ajusto a pagina para o tamanho da arte, vou em visualizar impressão e ou colocando a quantidade que ocupe a página.

    ResponderExcluir
  29. Tenho um pouco de conhecimento no Corel e estou aprendendo agora a mexer no Illustrator. Creio que os dois são bons softwares; Não seria mais legal cada um utilizar o que gosta e o que trás mais benefícios para determinado trabalho? Um é mais poderoso e o outro é mais prático, isso é fato! Eu levaria em consideração a premissa de utilizar os dois softwares ORIGINAIS antes de opinar. Essa briga: Corel x Illustrator, jamais terá fim, um se chama José e o outro João, (são dois organismos diferentes) a Corel e a Adobe, pensam e fazem o que acham melhor para o público, mas de maneiras diferentes (nem quando tentam adaptar (copiar) não fica igual) Não percam seu tempo, se você faz bem no Corel, siga em frente (e aprenda o Illustrator também) e vice-versa. Quanto aos comentários, respeitem a opinião e a responsável pelo Blog, ela apenas abriu uma questão, e já tem gente "brigando" "se achando melhor; superior" Não sejam estúpidos, querendo comparar brasileiros e americanos, não há o que comparar, eles são MUITO mais desenvolvidos (ou alguém tem dúvida?) mas vivemos nossas vidas, até bem, no nosso Brasil "varonil" Somos um povo pacífico e eles um povo de guerras! (ou duvidam disso também?) Viva o Corel e o Illustrator também! Ainda bem que existe os dois! >>> Ed-1103

    ResponderExcluir
  30. muitas agências preferem tb usar o pacote do adobe por questão de praticidade na aquisição do produto (licença), pois adere a toda linha do adobe, como já foi argumentado acima a descrição de cada, já o corel não possui um pacote tão vasto assim.
    Todos os app tem seu lado positivo e negativo, cada escolhe o que prefere e possui mais habilidades.
    mas no mercado de trabalho temos sempre esta atualizados se vc pretende crescer e desenvolver.
    ficar preso a um único programa não há vantagem alguma, mas sempre teremos a nossa preferência.
    Ainda bem que não existe monopolismo nas curvas ;)
    ahhhh <3 Corel

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Para colocar uma imagem dentro de um objeto no illustrator basta posicionar o objeto por cima e a imagem por baixo e pressionar CTRL/CMD+7, caso tenha varios itens, basta agrupar (CTRL/CMD+G) e funcionará.

    Atualmente o Illustrator trabalha com pranchetas (várias telas simultâneas)

    Para juntar/ aparar, etc, ative Janela > Pathfinder

    Para criar padrão (repetição) sugiro que aprenda nesse tutorial, que por sinal da ótimas dicas de padrão avançadas
    https://www.youtube.com/watch?v=a47zcKbmpNE

    Pode ter certeza que tem muitas outras funções que não são do seu conhecimento, mas nem por isso que não existe, ou que seja ruim.

    A grande facilidade do Illustrator é a integração entre todos os softwares da Adobe, o Corel parece que parou no tempo, digo isso porque já usei o Corel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, concordo com seus dois comentários. Há 6 anos atrás, data do post, estava começando a aprender Illustrator e estas foram minhas primeiras impressões. Hoje, eu uso os dois programas, cada um para finalidades diferentes.

      Excluir
  33. Por isso uso Inkscape. Junta Corel e AI e dá de 10 a 0. E é grátis...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...