terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pode um layout da década de 20 ser atual até hoje?

Coco Chanel diz que sim.

Bom, ela não falou isso explicitamente, mas seu perfume Chanel N.º 5 diz isso claramente.

O perfume foi criado em 1921. E seu rótulo continua o mesmo.

São 91 anos sem mudanças.


Dizem que o frasco é do estilo Art Déco, mas eu não sei se ele realmente foi elaborado desta maneira.
Segundo eu li, em 1924 o frasco foi modificado para aguentar as exigências de distribuição, a tampa octagonal veio para dar resitência.

Depois o formato do vidro se tornou marca registrada da Chanel.

O layout do rótulo mais básico impossível, mas é isso que o deixa atual. O perfume em si não carrega características muito explicitas de década nenhuma. Se ele tivesse letras mais rebuscadas, arabescos talvez hoje já tivesse sido modificado.

Eu como designer me sinto tentada a mudar o layout, mas por outro lado tiro o chapéu por ele estar inalterado até hoje. Mudar pode ser muito perigoso.

Acho que no final das contas o astro é o perfume, e não sua embalagem e rótulo. Claro que hoje ambos são  símbolos marcantes, mas o mérito é pela sua discrição.




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...