domingo, 18 de março de 2012

Palestra Alexandre Wollner


   Essa semana assisti uma palestra do Alexandre Wollner. A última que havia assistido dele foi no RDesign Lorena, há uns 5 anos atrás...

   Muito boa a palestra, alguns momentos engraçados, e como todo mundo de sua idade (84 anos), ele é metódico e não muda de opinião. O que é, é, e ponto.

    Segundo ele publicitários não são designers (concordo plenamente), branding não é design, marketing não é design, ilustrador não é designer e por ai vai.

   Para ele design está exclusivamente ligado a função, funcionalidade e resolução de problemas. Em seus exemplos de marcas, sua malhas gráficas são perfeitas, proporções perfeitas. Mas este mercado que ele pinta está mais para um mundo ideal, e não real.

   Por exemplo, Wollner diz que para fazer uma marca são necessários 2 meses.
Na vida real a maioria dos clientes querem a marca para ontem... 30 minutos, 2 horas, 1 dia as vezes é o tempo que se tem para fazer uma marca.

   E é claro, que a não ser que você seja um gênio ou tenho tido uma grande ideia, a marca que você vai apresentar em apenas 2 horas de trabalho não vai ser a melhor solução e nem vai ter cumprido todas as etapas de desenvolvimento.

   Acho que estamos deixando nossos clientes mal acostumados. Se a pessoa vai construir uma casa, ele pode chegar e dizer que quer uma casa para amanhã? Não. Por acaso a necessidade de uma marca aparece do dia para a noite? não.

   Em um negócio tudo depende de planejamento, então, porque não planejar também sua marca, suas peças gráficas? 

   Estamos acostumados e perder noites finalizando trabalhos urgentes, e na verdade quase todos os trabalhos são urgentes.

   Não acho que tudo que o Wollner prega seja aplicável ao mercado de hoje, mas acho serve como boa reflexão para os clientes que estamos criando.

   Agencias e designers que pegam trabalhos para fazer em 30min, 2 horas (salvo exceções) estão apenas desvalorizando a profissão agindo como meros micreiros e tornando a vida profissional mais difícil. Quem diz que gosta de fazer hora extra todo dia é mentira.


4 comentários:

  1. Oi Amanda!

    Justamente pesquisando sobre um cliente pra fazer um logo em prazo ridículo, vim parar no seu blog e vi esse post.

    O conteúdo do blog tá bem legal e bem rankeado no google, parabéns!

    Beijão e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Amanda, meus parabéns pelo blog, está fantástico em seu conteúdo.
    Essa sua triste constatação é verdadeira estamos criando clientes acreditando que nosso trabalho se compara a de um balconista, não desmerecendo a profissão que é digna, mais é mecânica, assim como nossos clientes estão nos tratando, a cada dia que passa mais empresas mais clientes, menos prazos, e novos profissionais cobrando preços absurdos de tão baixos.
    Por isso acredito que devemos levar em conta e dar valor a tabela de serviços e começar a mostrar ela para os clientes, e fazer essa reeducação de clientes que pesam em design como padaria.
    dito que devemos levar em conta e dar valor a tabela de serviços e começar a mostrar ela para os clientes, e fazer essa reeducação de clientes que pesam em design como padaria.

    Marcos Gomes.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Muito bom conteúdo e de agradável leitura. Keep up the good work!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Amanda, muito bom o seu conteúdo apresentado no blog. Vida de blogueiro não é fácil, ainda mais quando se é designer, publicitário e blogueiro, como é o nosso caso. Meus parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...