sexta-feira, 16 de maio de 2014

O que há de novo Corel Draw?

   Desafio: Será que depois de mais de 10 anos trabalhando com Corel é possível aprender alguma coisa nova?

   Sim! E sabe porquê? Por que estamos tão acostumados a trabalhar do mesmo jeito e com as mesmas ferramentas que acabamos não utilizando todos os recursos.

   Algumas ferramentas que eu nunca tinha usado mas que tem muita utilidade:


 
   Com a borracha você consegue apagar áreas que são automaticamente vetorizadas. O interessante é que você pode fazer o desenho a mão livre e depois só corrigir as linhas utilizando a ferramenta forma.


   Como você faz uma linha curva? Tem uma ferramenta "incrível" que faz as curvas para você fácil, fácil. É a B-Spline, ela funciona como se você fosse traçar uma linha. Você traça o primeiro ponto e depois vai marcando os pontos de referência e a ferramenta vai formando a linha de forma contínua e sem quebras. Para finalizar, clique duplo.



No meu desenho, depois eu ajustei a espessura da linha e coloquei tracejada.

   Outra ferramenta para desenhar curva: Curva de 3 pontos.



   Clique no ponto inicial da sua curva e permaneça apertando o botão, soltando apenas no ponto final da linha. Quando soltar verá que a curva vai se movimentar conforme o movimento do mouse. Quando você estiver satisfeito com o formato, é só clicar.
    A ferramenta elipse de 3 pontos tem o mesmo funcionamento da curva de 3 pontos, mas ao invés de formar a curva, ela já forma a elipse. Muito legal!

   A última que vou falar agora não é ferramenta e sim um macro para numerar páginas. Ele só vai numerar as páginas já existentes, então se você mandar numerar e depois criar novas páginas, elas não vão ter númeração.

   Para chegar neste macro é só seguir este caminho: ferramentas > macros > executar macro > GlobalMacros > CorelMacros.PageNumbering > executar


É isso ai... aprendendo sempre!



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...